Currículo de Chico Lima

Começou sua carreira aos 18 anos, ainda na era analógica da fotografia. Naquela idade, em 1971, conquistou seu primeiro premio, os 1° e 2° lugares no concurso promovido pela SEAERJ, Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do RJ com o tema “Arquitetura no Brasil”.

Em 1973, foi co-fundador da PHOTOGALERIA, na época, a primeira iniciativa de dedicados fotógrafos, a comercializar fotografia como obra de arte, com tiragens limitadas e garantia de durabilidade. Com aquele grupo, realizou três exposições, entre Rio de Janeiro e São Paulo.

Esteve nos principais jornais do país: O Globo, JB e O Dia: uma dose extra da realidade em suas nuances. Trabalhou na revista CARAS, na noite carioca e nos Carnavais da época.

Hoje organiza a maior exposição de peças teatrais já realizada no país. Com cerca de 1900 espetáculos fotografados, está editando “O Terceiro Sinal”, livro e exposição com os maiores astros e estrelas da nossa dramaturgia dos palcos e televisão.

Recebeu em 2008 o 1° lugar no concurso internacional promovido por “Olhares.com”, na Europa, com o tema “Natureza, Luz e Cor”, conquistando uma expedição à Noruega, onde continuou seu ensaio sobre rochas, céu e água, iniciado no Brasil, passando pela Ilha da Madeira e agora, entre as geleiras daquele país. Em 2009, recebeu o 1° lugar no concurso internacional da revista francesa PHOTO, categoria “Graphisme”. Vencedor do concurso “Animal Planet” em 2009, promovido pela PIKEO, Paris.

Co-fundador da Art-Sette**, primeiro coletivo de fotógrafos na América Latina a vender fotografias como obra de arte, assinadas e com certificado de garantia de longevidade, mantém os mesmos propósitos de 40 anos atrás: valorizar e alçar a fotografia como obra durável e reconhecida no mundo da Arte. Em 2010, esteve entre os finalistas do concurso internacional “The Great Outdoors Photo Contest”*

Suas últimas publicações importantes estão nos livros do concurso AL-THANI, evento onde participam e estão presentes fotógrafos de todo o mundo e no livro americano How to Photograph Everything, de 2015.

Portfolio no site: www.chicolima.com.br  

**www.art-sette.com

 

User Login